Apoio Basquetebol Seniores

Inaceinox, SA.
Apoios Homepage

Histórico

Em 1974, como consequência da liberdade de expressão e associação, o sonho de um grupo de jovens cambrenses que pensaram que as pessoas de Vale de Cambra mereciam mais em termos de desporto e cultura, começou a ganhar forma.

Quarta-feira, 25 Abril, 2007 (Actualizado: Sábado, 23 Fevereiro, 2008)

Em Setembro de 1975, esse grupo de jovens arrendou um andar na rua de Santo António, onde começou a funcionar a sede da Associação. Aí começaram a ser desenvolvidas as primeiras actividades da Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra (ACRVC): as reuniões preliminares para a aprovação dos primeiros estatutos e o Ténis de Mesa, que foi a primeira modalidade praticada.

No ano seguinte são realizados espectáculos de teatro, torneios de futebol, de ténis de mesa, de xadrez e é criada a primeira biblioteca.

Durante os primeiros quatro anos, não tinha instalações, mesmo assim, desenvolveu actividades como: xadrez, atletismo, ténis de mesa e futebol de 5. Organizou espectáculos de teatro e música e provas de atletismo e ciclismo.

Em 30 de Março de 1978, no Cartório Notarial de Sever do Vouga, foi outorgada a assinatura notarial da constituição da ACRVC, publicada no Diário da República, nº95 de 24/4 III Série de 1978.

Entretanto, por dificuldades financeiras, as instalações da sede são entregues. Os serviços administrativos passam a funcionar, temporariamente, numa garagem cedida pelo Sr. Carlos dos Jornais, na Rua Eng. Duarte Pacheco.

Sem apoios e sem instalações, a Associação quase acabou no início da década e oitenta. Entre 1982-86, limitou-se a organizar torneios e algumas actividades pontuais.

Após um período sem instalações, em 1986, a ACRVC aluga uma andar na rua Eng.º Duarte Pacheco, criando condições para o seu ressurgimento. Nessa altura, surge o intercâmbio com a Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo, passando a Associação a emitir e renovar Cartas de Campista, o que permite trazer mais pessoas para a mesma.

Nos anos noventa, a ACRVC entra na fase decisiva. Adquire uma carrinha de nove lugares, em 1992 (maior falta que havia). Essa aquisição foi muito importante para o transporte dos atletas para as diferentes provas. Até aqui valia-se da Câmara Municipal, da boa vontade de carros particulares e do aluguer de táxis.

Nesta altura, vão-se aperfeiçoando as actividades já existentes e iniciando outras como: basquetebol, atletismo, damas e xadrez.

A 19 de Julho de 1995, na presença dos directores da Associação: Manuel Pinho e António Pereira, o Presidente da Câmara assina a escritura de doação do terreno (1200m²) para a construção da nova sede, que inclui um Anfiteatro e um Pavilhão Gimnodesportivo. Este foi inaugurado a 18 de Setembro de 1999, com a presença de sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Dr. José Augusto de Carvalho e o Governador Civil, Dr. Antero Gaspar, fazendo com que esta colectividade seja a maior associação Cultural e Recreativa Cambrense.

Em 28 de Novembro de 1996, a declaração de Utilidade Pública de Colectividade dada por sua excelência o Primeiro Ministro Eng.º António Guterres - Diário da República II Série, nº 269 de 20 de Novembro - reconhece a utilidade pública da Instituição.

Nos últimos anos tem desenvolvido várias actividades culturais, desde encontros de música e exposições a rally papers, destacando-se a realização do I Encontro de Escritores Cambrenses, em 2004.

De forma a rentabilizar as salas disponíveis e trazer novos sócios para a Associação iniciaram-se actividades de academia, como a musculação e aeróbica.

A entrada no novo século trouxe novas actividades desportivas. Em 2003 iniciou-se o Voleibol Feminino, que no ano a seguir entrou em competição. No ano seguinte surgiu uma equipa de Futsal, que tem participando em diversos torneios. Já este ano (2005) iniciou-se o Tiro com Arco e Besta.

Ver/Adicionar Comentários »

Apresentação