Apoio Basquetebol Seniores

Inaceinox, SA.
Apoios Homepage

Luìs Galego novo campeão nacional

Quinta-Feira, 16 Agosto, 2012

Campeonato Nacional Individual Absoluto 2011/2012
Fase Final
LUÍS GALEGO da ACR VALE DE CAMBRA/OSCACER,

é o novo Campeão Nacional

 

Realizou-se, na Pampilhosa da Serra de 4 a 12 de Agosto, a fase final da prova mais importante do calendário nacional individual em Xadrez onde foi decidido o título de Campeão Nacional Individual da modalidade.
O jogador da ACR de Vale de Cambra, Luís Galego, que havia ganho pela primeira vez o título de Campeão Nacional Individual em 1994 e revalidado esse título nos anos de 2002, 2004 e 2005, voltou este ano de novo a essa competição e voltou a conquistar o título de campeão nacional titulo esse que junta ao de jogador com melhor Elo Nacional.
Na verdade, Luís Galego, o jogador há já vários anos com melhor Elo nacional, havia decidido nas últimas épocas disputar apenas os campeonatos nacionais por equipas, em representação da ACR, não se inscrevendo na Fase Final do Campeonato Nacional a que sempre teve direito por ser o jogador português com melhor Elo.
Este ano, dadas as melhores condições que foram apresentadas pela FPX e porque além disso era uma forma de continuar a preparação para as próximas olimpíadas que se irão realizar em Setembro em Istambul (Turquia) e nas quais Galego ira estar presente como elemento da selecção nacional, Luís Galego inscreveu-se na Fase Final do Campeonato Nacional Individual para disputar com mais 9 jogadores o título de Campeão Nacional.
Juntamente com o outro Grande Mestre, António Fernandes, os Mestres Internacionais, Rui Dâmaso e Sérgio Rocha e o Mestre Fide, ucraniano naturalizado português, Viktor Ulyanovskyy eram eles os principais favoritos à conquista do título no início da prova de 9 jornadas em que todos jogam contra todos.
O jogador da ACR iniciou o campeonato da melhor forma e com 6 vitórias consecutivas nos primeiros 6 jogos, passou a liderar a prova com tal vantagem que lhe permitiu, no último jogo, não correr riscos e empatar o seu jogo, conquistando assim o título com meio ponto de vantagem sobre o seu adversário mais próximo.
A classificação final ficou assim estabelecida

Classificação final


1   GM  Luis Galego                  7,0 pontos
2   GM  António Fernandes        6,5
3   IM   Sérgio Rocha                6,0
4   IM   Rui Damaso                  5,5
5   FM  Viktor Ulyanovskyy       5,0
6   NM Carlos Carneiro             5,0
7   Hugo Santos                       4,5
8   Nuno Guerreiro                   3,5
9   Volodimir Ulyanovskyy        1,5
10  Pedro Neves                      0,5

Ver/Adicionar Comentários »

Xadrez